Dados do autor | |
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Nome | Maria Gislene Fonseca |
E-mail do autor | Email hidden; Javascript is required. |
Sua instituição | Universidade Federal do Maranhão UFMA |
Sua titulação | Doutor |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 16. História |
Grupo Temático | História dos Livros e dos Textos |
Título | Mulheres poetas no cordel: uma reescrita da História |
Resumo | Este trabalho propõe refletir sobre a produção de cordéis de autoras mulheres. Nosso fenômeno baseia-se no inventário, em processo de elaboração, que lista títulos de mulheres cordelistas publicados a partir de 2010 e classifica-os por datas e meios de divulgação. Assim, discutimos sobre as questões: que temas emergem do cordel contemporâneo escrito por mulheres? Como o tempo presente é narrado e construído pelas poetas? Desta forma, poderemos observar como essas mulheres se inserem na História do cordel, desestabilizando narrativas oficiais que associam o cordel a um passado encerrado e à pobreza simbólica. Utilizamos como referência estudos de Santos (No Prelo), Lemaire (2007, 2008), Carvalho (2019) para pensarmos o cordel; de Hill Collins (2019) para abordar a Teoria do Ponto de Vista e a importância do narrar a si; e Anzaldúa (2019), tomando o pensamento da fronteira como base epistemológica de nossa análise. Ao contarem suas próprias histórias, as mulheres poetas contam a história do cordel. Registrando o tempo presente , as mulheres tecem , em seus versos, registros da vida cotidiana e fazem do cordel um documento historiográfico. |
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