Autor | Marcos Estácio |
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Sua instituição | Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Co-autor | Lucas Milhomens Fonsêca |
Instituição co-autor | Universidade Federal do Amazonas |
Área Temática | 08. Educação |
Título | Educação, Movimentos Sociais e Questões Indígenas na Amazônia |
Resumo | Os discursos a respeito dos povos e nações indígenas, têm oscilado ao longo dos séculos, coexistindo tanto compreensões assimilacionistas, quanto românticas, evidenciando que as identificações dessas populações variam desde a imagem dos heróis da natureza até inimigos internos que precisam ser pacificados, civilizados e incorporados à sociedade nacional, significando um flagrante desrespeito, ainda na atualidade, aos seus diretos sócio-educacionais, linguísticos, territoriais e culturais. O presente Grupo de Trabalho (GT) tem a intenção de ampliar o espaço de discussão e estudos teóricos e empíricos voltados a temas que tenham uma relação entre educação, movimentos sociais e questões indígenas na região Amazônica. Priorizamos reflexões interdisciplinares que abordem temáticas como acesso, permanência e processos comunicacionais e educacionais (inclusive não formais), interculturalidade crítica, teoria crítica, decolonialidade do saber e do poder, movimento sociais e movimentos indígenas, direitos humanos e experiências de lutas e resistências dos povos originários da Amazônia. Os trabalhos apresentados poderão ser resultantes de pesquisas (concluídas ou em andamento), relatos de experiências ou propostas de ensino e projetos de extensão. Compreendemos que as questões indígenas estão permeadas por relações e determinações que remetem ao período colonial, como migrações forçadas, descimentos, reduções, aldeamentos, medidas de assimilação, repressão étnica, além da prática sistemática de genocídio. Nesse sentido, na perspectiva teórico-metodológica apontada para a recepção de trabalhos neste GT, defendemos que estudos dessa natureza podem incentivar e encorajar a feitura de trabalhos que construam e rearticulam contextos sociais marcados pela colonialidade, sobretudo envolvendo os povos indígenas, os movimentos sociais e os processos educacionais radicados no território (que também é um importante espaço geopolítico nacional) conhecido como Amazônia. |
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