Dados do autor | |
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Nome | Luiza Milok |
E-mail do autor | Email hidden; Javascript is required. |
Sua instituição | Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM |
Sua titulação | Graduado |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 07. Direitos Humanos e Cultura da Paz |
Grupo Temático | Direitos Humanos, Educação e Democracia |
Título | OS DESAFIOS PARA A SUPERAÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
Resumo | Esta pesquisa dedica-se ao tema que reconhece a intrínseca relação entre o racismo e a sociedade contemporânea brasileira, percebida em números, por exemplo, como dos anos de 2021 e 2022, em que foi registrado um aumento de 625% nos casos de racismo (CNNBRASIL, 2022). Parte-se da constatação de que o racismo se caracteriza pela discriminação decorrente de uma ordem social, ou seja, de uma estrutura que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes e que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial a qual pertence (ALMEIDA, 2019). No Brasil, o racismo atinge milhões de pessoas desde o período colonial, pois como a história nos revela a nação africana que foi trazida a força para este território acabou sendo obrigada a práticas desumanizadoras em nome de supostas ações civilizatórias declaradas pelos detentores do poder, visto que, segundo eles, os povos africanos eram primitivos, sem história, bestiais e envoltos em ferocidade e superstição (ALMEIDA, 2019). É nesse sentido que nos apropriamos da categoria de racismo estrutural para desvelar de que forma a sociedade atual está acostumada a normalizar e reproduzir práticas racistas explícitas ou subentendidas, sem que existissem procedimentos capazes de proporcionar a conscientização social e a mudança desta perspectiva de violência tão enraizada. Portanto, buscaremos descobrir quais as possibilidades de superação do racismo estrutural e, para isto, iremos expandir a compreensão acerca do tema da educação em direitos humanos. Vislumbramos identificar se essa proposta educativa é capaz de, diante da constatação e da compreensão dos mecanismos de reprodução do racismo estrutural, se tornar uma ação transformadora efetiva, pelo qual a implementação de um sistema educativo em direitos humanos seria adequada para promover a compreensão e o respeito às diversidades culturais e a humanização dos indivíduos. |
Palavras-chave | |
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