Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Federal de Campina Grande UFCG |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | José Amiraldo Alves da Silva |
Sua titulação | Pós-Doutorado |
Titulação | Pós-Doutorado |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade Federal de Campina Grande UFCG |
Nome completo | Maria de Lourdes Campos |
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Titulação | Doutor |
Instituição | Universidade Federal de Campina Grande UFCG |
País de origem do co-autor | Brasil |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | PEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible. |
Título | PEDAGOGIA SOCIAL NO ÂMBTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFCG |
Resumo | O presente texto objetiva contribuir com o debate acerca da Pedagogia Social e da Educação Social. A abordagem far-se-á a partir experiência vivenciada no Programa de extensão universitária intitulado Pedagogia Social: práticas educativas em contextos diversos, realizado no período de 07 de maio de 2018 a 28 de dezembro de 2018, por quatro docentes vinculadas ao curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O referido Programa era composto por seis subprojetos. Cada projeto atendia um grupo específico. Dois subprojetos foram realizados em casas de acolhimento às crianças e adolescentes que estavam sob Medida Protetiva; um projeto no Centro de Referência de Atenção às Mulheres (CRAM) vítimas de violência, dois em Centros Comunitários e outro realizou-se na calçada da casa da extensionista. Ou seja, em contextos diversos. O Programa abrangeu quatro municípios do Nordeste brasileiro. Quanto à metodologia eram realizadas encontros e oficinas pedagógicas semanais com os participantes e, encontros quinzenais na universidade para planejamento das ações a serem desenvolvidas; estudos teóricos; socialização das experiências e para sanar as dúvidas e problemas surgidos no decorrer do Programa. Quanto aos resultados, estes foram identificados tanto para o público acadêmico quanto para todas pessoas atendidas pelo Programa. Todos os estudantes que participaram desta ação extensionista relataram contribuições à sua formação humana e profissional. De igual modo, as quatro professoras do curso de Pedagogia que conduziram o Programa relatam ganhos formativos no âmbito teórico e prático no que concerne à Pedagogia Social. Foi realizado um Ciclo de Palestras sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares e uma das temáticas abordadas foi a Pedagogia Social. Por fim, foi organizado o livro Pedagogia Social: um horizonte educativo para contextos diversos. |
Palavras-chave | |
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