Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Católica Dom Bosco UCDB |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Adir Casaro Nascimento |
Sua titulação | Mestrando |
Titulação | Doutor |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade Católica Dom Bosco UCDB |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | Povos indígenas, desafios contemporâneos e a construção de novos saberes: experiências de indigenização da universidade e da escola |
Título | COMUNIDADE TERENA DE ROCHEDO/MS - ALDEIA BÁLSAMO: A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NOS PROCESSOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES |
Resumo | Através do delineamento da relação entre a escola e a formação cultural indígena e a necessária identificação de incoerências entre a verdadeira imagem dos sujeitos e povos indígenas e a versão imaginária que é proposta no ambiente escolar não indígena, propus o estudo e a avaliação do contexto escolar não indígena e não escolar dos Terena da Aldeia Bálsamo - Rochedo/MS e de seu impacto na formação identitária de estudantes indígenas como objetivo geral desta pesquisa. Delimitei quatro objetivos específicos: 1) descrever a história dos Terena da Aldeia Bálsamo no município de Rochedo e as (des)contribuições da educação escolar no processo de edificação sociocultural da comunidade; 2) descrever o processo não escolar no contexto das diferentes gerações da Aldeia Bálsamo para dimensionar a conexão dos indígenas com as práticas culturais tradicionais Terena e verificar o papel da educação formal no enfraquecimento de tais práticas; 3) verificar a abordagem curricular da história e cultura indígena na escola frequentada por crianças da Aldeia Bálsamo, visando identificar elementos que possam ter contribuído para o desencorajamento das práticas culturais tradicionais; 4) desenvolver uma reflexão acerca da importância do ensino coerente da temática História e Cultura Indígena nas escolas não indígenas para superação de estereótipos e preconceitos relacionados aos povos originários. A forma da abordagem adotada foi a qualitativa e tem se realizado por meio de investigação a campo com instrumentos de produção de dados como entrevistas, observação, produção de desenhos e de textos, práticas pedagógicas, estudos teóricos. Esses procedimentos viabilizam a percepção de que a escola vem cumprindo com o papel colonialista e subalternizante que os jogos de poder lhe atribuíram no processo de marginalização e apagamento da história e cultura das populações indígenas, além de evidenciar uma lacuna histórica que reflete diretamente em nossa formação intelectual, social e política. |
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