Dados do autor | |
---|---|
Sua instituição | Universidade de São Paulo USP |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Email hidden; Javascript is required. | |
Nome completo | Maria da Glória Calado |
Sua titulação | Mestrando |
Titulação | Pós-Doutorado |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade de São Paulo Usp |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 15. Filosofia e Pensamento |
Grupo Temático | Towards a Southern Afro-Brazilian and Afro-Latin American Epistemology: a necessary debate on Critical Theory |
Título | Encontros e desencontros: Grupos operativos e a psicologia atenta ao enfrentamento ao racismo no contexto escolar |
Resumo | A pesquisa pretende descrever os achados relacionados a atuação de duas psicólogas em escolas públicas ligadas a um projeto de pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trata-se de dois grupos operativos, coordenado por uma psicóloga,cada, cujo objetivo trata-se de dialogar com professores sobre os impactos do racismo e opressões interseccionadas na escola. Durante a realização dos grupos, os principais desafios encontrados foram relativos ao papel do psicólogo frente ao racismo nas escolas e a falta de engajamento dos professores no discurso antirracista enquanto pesquisadores e formadores, a gestão escolar e sua atuação frente a estas demandas e a resistência em lidar com o tema. Pretende-se trabalhar com o grupo estratégias que viabilizem uma educação emancipadora (Adorno,2020), voltada para as relações raciais (Gomes,2017; Amaral,2017) e uma escuta atenta nas escolas que considere os atravessamentos de classe,raça e gênero. |
Palavras-chave | |
Palavras-chave |
|
Correções sugeridas | Favor especificar os conceitos com o quais pretendem trabalhar e a data da obra e ou artigo de cada autor |