Dados do autor | |
---|---|
Sua instituição | Universidade de Brasília UnB |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Doutor |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | Políticas de Educação para Jovens e Adultos em tempos de pós-pandemia e de retrocessos políticos na latino-américa / Políticas educativas para jóvenes y adultos en tiempos de reveses post pandemia y políticos en América Latina |
Título | Vozes de educadoras populares no contexto da pandemia: mobilizando inéditos viáveis em tempos incertos |
Resumo | Este paper tem por objetivo compreender a partir dos conceitos de situações- limites e inédito viável de Freire os significados da formação e da prática pedagógica de educadoras populares do Projeto de extensão Paranoá- Itapoã (DF). Este Projeto de alfabetização de jovens e adultos, ligado à Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB), é desenvolvido desde a década de 1980 e é levado a cabo por educadoras populares oriundas da comunidade, com o apoio de estudantes e professores da FE-UnB. Diante do advento da pandemia COVID-19 e do distanciamento social, os envolvidos no projeto buscaram alternativas para dar prosseguimento às ações educativas, por meio do ensino remoto. Adota-se a metodologia de base qualitativa, por meio da pesquisa-ação, usando como técnica de produção de dados questionários e entrevistas realizadas com as educadoras envolvidas no Projeto. O trabalho aponta os desafios vividos no contexto da pandemia, em face da deterioração das condições de vida e saúde, bem como do acesso precário às novas tecnologias, enfrentados por educandos e educadores do Projeto. Além disso, mostra que o apoio recebido pelas educadoras populares para o desenvolvimento das atividades pedagógicas foi fundamental para continuarem persistindo no trabalho, mesmo em tempos tão incertos |
Palavras-chave | |
Palavras-chave |
|