Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Federal do Maranhão UFMA |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Pós-Doutorado |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 01. Antropología |
Grupo Temático | Antropología de la técnica: Materiales, máquinas y organismos |
Título | O Graffiti em Imperatriz-MA: escolhas técnicas e figurações da arte de rua |
Resumo | Na presente pesquisa desenvolve-se uma definição sociotécnica de graffiti, partindo de uma figuração composta por quatro praticantes que buscam afirmação local por meio dos usos de diferentes técnicas de pintura. Nesse sentido, tem como objetivo compreender tais processo no âmbito da cidade de Imperatriz-MA e da interdependência existente entre esses atores sociais. Seguindo um viés crítico aos dualismos sujeitos-objetos e representação e cultura, será abordada a relação entre escolha técnica e os repertórios de possibilidades existentes naquele contexto. Tal figuração será desenvolvida, também, com base na observação, das experiências cotidianas vivenciadas com eles, e na transação de saberes em cada situação específica. Portando, valeu-se de uma série de registros visuais e diálogos para caracterizar os ritmos e cadeias operatórias em torno da produção dos grafismos urbanos. De modo preliminar, verificamos que o contexto amazônico e industrial da referida cidade possibilita uma representação específica de graffiti, que influencia diretamente na escolha de materiais e formas de fazer. Por outro lado, os ritmos e as cadeiras operatórias, especificas de cada um, sinalizam processos educativos marcados pelo engajamento nas próprias atividades e que podem ser situados no interior de uma tendência mundial do uso do spray. |
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