Dados do autor | |
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Sua instituição | UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO UCDB |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Levi Marques Pereira |
Sua titulação | Doutor |
Titulação | Pós-Doutorado |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS UFGD |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 01. Antropologia |
Grupo Temático | Territorialidade e os Guarani na América Latina |
Título | O MODO DE SER/ESTAR CRIANÇA E OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS KAIOWÁ E GUARANI |
Resumo | Esta pesquisa, em fase inicial, será desenvolvida como estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFGD, supervisionado pelo segundo autor. O objetivo geral é analisar a produção da pessoa entre os Guarani e Kaiowá do MS. Para tanto, buscará descrever e analisar o contexto de socialização da criança e como ele se referencia nos conhecimentos, valores e práticas identificadas a um sistema próprio denominado de Teko Porã –o bom modo de se viver. O teko porã reúne os sentidos e percepções de ser/estar/viver e ver o mundo, enquanto um membro exclusivo desse coletivo étnico. Os objetivos específicos são: a) identificar os elementos que compõem seus modos próprios de transmissão de conhecimentos, mobilizando valores morais, sistema de nominação, práticas rituais, cuidados culinários, usos da linguagem, etc.; b) observar o Teko Porã enquanto modo de ser/estar das crianças no convívio com os membros do fogo doméstico (família nuclear) e com os membros da parentela; c) descrever e analisar os impactos gerados pelo ingresso da criança na educação escolar e a relação estabelecida com os novos conhecimentos e práticas aí disponibilizadas; d) identificar com o confinamento territorial e a destruição ambiental interferem na transmissão de conhecimentos entre as gerações. Como campo teórico, o trabalho inspira-se nas contribuições das produções realizadas com crianças indígenas no campo dos estudos etnográficos sobre a construção da pessoa nas sociedades indígenas, em especial nas pesquisas situadas no campo da antropologia da criança. A pesquisa utiliza como procedimento metodológico a etnografia do tipo sensível (BERGAMASCH, 2016) por possibilitar o estar com/conviver com crianças Guarani e Kaiowá das aldeias do cone-sul do MS. Aplicará técnicas de escuta, observação/participação nas brincadeiras infantis, nos desenhos e nas rodas de conversa. São procedimentos etnográficos mobilizados em expressivo número de pesquisas com crianças. |
Palavras-chave | |
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