Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Rosilene Souza Almeida |
Sua titulação | Mestre |
Titulação | Mestre |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | Políticas de Educação para Jovens e Adultos em tempos de pós-pandemia e de retrocessos políticos na latino-américa / Políticas educativas para jóvenes y adultos en tiempos de reveses post pandemia y políticos en América Latina |
Título | Interdições do direito à educação : entre dor, sofrimento e resistência |
Resumo | Este resumo integra o estudo de um grupo de pesquisa de uma universidade localizada no Estado do Rio de Janeiro e destaca narrativas de uma liderança residente em um quilombo localizado na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, no ano de 2019. Teve como objetivo conhecer e compreender a trajetória escolar do sujeito entrevistado, identificando processos de interdição do direito à educação e seus efeitos na vida cotidiana. Evidenciamos emoções e sentimentos, na forma como narrava e produzia suas biografias vividas, de resistência, conquistas, sonhos, dor e luta pela preservação da comunidade quilombola. A intenção com as narrativas, como Thompson (1992, p.261) alertou-nos foi “[...] ir além das generalizações estereotipadas ou evasivas e chegar a lembranças detalhadas” e o quanto o conhecimento dessas histórias de vida nos possibilitou entender singularidades das vivências sociais dominantes em cada época histórica dos sujeitos (SAWAIA, 2009). |
Palavras-chave | |
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