Dados do autor | |
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Sua instituição | Faculdade de Tecnologia de Piracicaba FATEP |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Graduado |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 07. Direitos Humanos e Cultura da Paz |
Grupo Temático | Direitos Humanos, Educação e Democracia |
Título | Educação para a paz e justiça social: a importância da inclusão e reflexão crítica |
Resumo | A educação é uma ferramenta essencial para a construção da paz e promoção da justiça social. Com base em autores como Paulo Freire e Miguel Arroyo, esta pesquisa explora o papel da educação na construção da paz e promoção da justiça social, bem como as metodologias que podem ser usadas para alcançar esses objetivos. Através de uma revisão da literatura, argumentamos que uma educação inclusiva e equitativa, que valoriza a diversidade e o respeito mútuo, é fundamental para a construção da paz e promoção da justiça social. Também destacamos a importância da educação crítica e reflexiva para o desenvolvimento da consciência social e política, incentivando os estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Nesse sentido, as metodologias que podem ser utilizadas incluem a pedagogia crítica e a educação para os direitos humanos. Concluímos que a educação pode ser um meio poderoso para a construção da paz e promoção da justiça social, desde que seja inclusiva, equitativa, crítica e reflexiva. |
Palavras-chave | |
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