Dados do autor
Sua instituiçãoUniversidade de São Paulo USP
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
E-mailEmail hidden; Javascript is required.
Nome completoMalu Stanchi
Sua titulaçãoPós-Doutorado
TitulaçãoEspecialista
País de origem do co-autorBrasil
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio
Proposta de Paper
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoTowards a Southern Afro-Brazilian and Afro-Latin American Epistemology: a necessary debate on Critical Theory
TítuloPor uma epistemologia em pretuguês: o legado de Lélia Gonzalez, pensadora amefricana
Resumo

Esta comunicação busca refletir sobre as contribuições de Lélia Gonzalez para se pensar em uma epistemologia ladino-amefricana e em pretuguês. Pretende-se, a partir dos aportes conceituais forjados e propostos pela filósofa, bem como na aproximação de sua trajetória de militância, discutir de que modo seus trabalhos podem ser lidos como exercícios críticos e ensaísticos que tematizam aspectos silenciados da cultura brasileira e das diferentes facetas da dominação racial e sexual, que recobrem o mito da democracia racial no Brasil. Esse exercício pode ser pensado como esforço de redefinição de temas, abordagens e campos pautados eminentemente por gramáticas coloniais e representações eurocêntricas, no esforço de constituição de uma epistemologia ladino-amefricana. Trata-se de analisar o percurso de quase duas décadas de reflexão empreendido pela filósofa sobre a questão racial brasileira, ao longo do qual a intelectual reivindica a interpretação da história do Brasil em pretuguês, inquirindo o lugar de marginalidade historicamente imposto a sujeitos racializados e genderizados. Ressalta-se, por fim, como nesse redimensionamento radica a força epistemopolítica de seus escritos, em diálogo ativo com a tradição epistemológica negra brasileira, essencial para a descolonização dos corpos e do pensamento, tensionando, no solo da diáspora, modos coloniais dos exercícios de ser/poder/saber hegemônicos.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Amefricanidade
  • Pretuguês
  • Colonialidade
  • Epistemologia ladino-amefricana
  • Lélia Gonzalez