NomeLeandra Felicia Martins
Sua titulaçãoDoutorando
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Educação e Democracia
TítuloIMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES NA POLÍTICA PÚBLICA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO PERÍODO ENTRE 2011-2020.

As mudanças ocorridas na sociedade, entre 2011 a 2020, seja no âmbito mundial quanto no Brasil, principalmente em função do modelo econômico vigente, o neoliberalismo, influenciam as políticas educacionais e direcionam mudanças nas IES brasileiras. Particularmente no Brasil, nesse período, vivenciamos uma conjuntura de enfrentamento político de duas matrizes políticas e educacionais. Na primeira parte dessa década, afirmar-se uma política pública de Educação centrada na concepção da Educação como Direito, contraposta à segunda matriz, inaugurada pelo Golpe de 2016, que reconfigurou as políticas reacionárias de filiação da Educação à economia neoliberal e aos preceitos avaliativistas, denominada “educação de resultados”, intrinsecamente mercadológicas, quantitativas e expansionistas. As mudanças sofridas e as novas regulamentações resultaram em complexas construções para a educação, sendo que essas mudanças, impactam diretamente na forma como as IES são geridas, surgindo, assim, novos desafios na implementação, na gestão e na manutenção dos cursos superiores, os quais devem estar atentos às novas habilitações, ao curso dos novos conhecimentos e dos ideais propostos. Desta forma, e sabendo que as adequações das políticas educacionais do Brasil são subordinadas à organismos internacionais essa pesquisa tem como objetivo geral investigar como os impactos dessas mudanças podem afetar o ensino superior, destacando os processos sociais e políticos em disputa. Por fim, destacamos que os gestores das instituições educacionais se atentem não só com uma formação técnica de seus estudantes, mas com uma visão de mundo e uma concepção de educação e de prática social emancipatória, de modo a fundamentar uma pedagogia humanizadora, que tenha os Direitos Humanos como a essência de suas ações e planejamentos educacionais.

• Políticas Educacionais
  • Direitos Humanos