Dados do autor
NomeGiovana Shimoda Baptista
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoUniversidade Estadual de Campinas UNICAMP
Sua titulaçãoGraduado
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Educação e Democracia
TítuloUM LUGAR DE DIREITO - A intrínseca relação entre o ensino significativo e a luta política da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Resumo

Esta pesquisa visa discutir a importância de uma abordagem significativa e o papel político-social da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como garantidor da dignidade humana. A EJA é associada à escolaridade compensatória àqueles que não conseguiram estudar na infância, com grande foco na alfabetização, sendo essencial compreendê-la para além do domínio básico da leitura, da escrita e das operações matemáticas. A alfabetização é também a habilidade para identificar, entender, interpretar, criar, calcular e se comunicar. Atrelada à alfabetização, ainda, está a questão da reconstrução da autoestima dos alunos como sujeitos capazes de aprender e pertencentes ao ambiente escolar. Esta função é intrínseca ao EJA, já que a volta aos estudos é um desafio já conhecido e muitos alunos carregam experiências pouco positivas anteriores com o ambiente escolar. Desse modo, discute-se também as desigualdades de acesso à alfabetização de qualidade e como elas aprofundam e reproduzem desigualdades sociais, impedindo a realização plena da democracia no país. Educar está diretamente relacionado ao desenvolvimento pleno do aluno, como cidadão e como humano, em todas as suas dimensões. A perseverança de educadores e educandos com a atividade pedagógica, apesar dos entraves e obstáculos colocados pelo atual contexto, demonstra a capacidade da prática educativa contra todas as formas de discriminação e seu caráter de luta pelo acesso democrático à educação e cultura. A partir de revisão bibliográfica busca-se apresentar a importância da abordagem significativa para o desenvolvimento integral do indivíduo e sua relação com as desigualdades sociais e econômicas, ainda mais importante no contexto do Ensino de Jovens Adultos; as implicações da presença destes alunos no espaço escolar para sua retomada de autoconfiança e noção de si como cidadão portador de dignidade humana e, consequentemente, de Direitos. A defesa da EJA é uma luta política por Direitos, por Educação e por Dignidade.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Dignidade Humana
  • Educação
  • Democracia
  • Luta política