Dados do autor
NomeFelipe Fray Barbosa
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoFaculdade de Tecnologia de Piracicaba FATEP
Sua titulaçãoGraduado
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Educação e Democracia
TítuloEducação para a paz e justiça social: a importância da inclusão e reflexão crítica
Resumo

A educação é uma ferramenta essencial para a construção da paz e promoção da justiça social. Com base em autores como Paulo Freire e Miguel Arroyo, esta pesquisa explora o papel da educação na construção da paz e promoção da justiça social, bem como as metodologias que podem ser usadas para alcançar esses objetivos. Através de uma revisão da literatura, argumentamos que uma educação inclusiva e equitativa, que valoriza a diversidade e o respeito mútuo, é fundamental para a construção da paz e promoção da justiça social. Também destacamos a importância da educação crítica e reflexiva para o desenvolvimento da consciência social e política, incentivando os estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Nesse sentido, as metodologias que podem ser utilizadas incluem a pedagogia crítica e a educação para os direitos humanos. Concluímos que a educação pode ser um meio poderoso para a construção da paz e promoção da justiça social, desde que seja inclusiva, equitativa, crítica e reflexiva.
Metodologia utilizada:
A metodologia utilizada nesta pesquisa foi uma revisão da literatura. Foi realizada uma busca em bases de dados acadêmicas para encontrar artigos, livros e outros materiais relevantes sobre o tema da educação como meio de construção da paz e promoção da justiça social. A partir da análise desses materiais, foram identificados os principais argumentos e perspectivas relacionados ao tema.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • educação
  • justiça social
  • paz
  • pedagogia crítica
  • direitos humanos