Dados do autor
Sua instituiçãoUniversidade Federal de Santa Catarina UFSC
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
E-mailEmail escondido; Javascript é necessário.
Nome completojULIANA CRISTINA FAGGION BERGMANN
Sua titulaçãoMestrando
TitulaçãoDoutor
País de origem do co-autorBrasil
InstituiçãoUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC
Proposta de Paper
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoTendencias en la educación de lenguas en un mundo digital
TítuloESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO
Resumo

Este trabalho visa contribuir com a urgente demanda que a educação tem de refletir e propor o desenvolvimento de estratégias de leitura que sejam capazes de aprimorar e estimular a compreensão leitora dos estudantes. O retorno do ensino presencial trouxe consigo a demanda de realizar avaliações com os estudantes para conferir os impactos causados pela pandemia do Covid – 19. As análises dos resultados demonstraram que os estudantes não têm uma leitura autônoma capaz de distinguir um fato da opinião relativa a este fato e, apresentam dificuldades com a coerência e coesão no processamento do texto, o que resulta em não serem leitores autônomos capazes de identificar a tese de um texto, estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la, estabelecer relação causa/ consequência entre partes e elementos do texto e identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. Esses dados foram analisados com base na matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica. A pandemia não foi a única responsável por esses resultados, outros gargalos na educação contribuem para essas disparidades, por este motivo, faz-se necessário que educadores e educadoras reflitam sobre estratégias para que tenham subsídios para lidar com os desafios da educação, reafirmando assim, um dos compromissos de quem faz educação pública de qualidade que é desenvolver cidadãos proficientes em leitura.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Educação
  • Ensino
  • Estratégias de Leitura